HISTÓRICO CASA DA CULTURA UTA HOLETZ SCHROEDER

DADOS COLHIDOS PELO ANTIGO PROPRIETÁRIO: Sr. HEINZ SCHROEDER

 

Da casa: -Construída em 1947 por Max Boeving e adquirida em 1963 pelos titulares acima citados. As árvores que lá ainda estão, talvez com exceção de um pé de Jabuticaba, todas foram plantadas por nós, porque tínhamos uma vocação histórica no plantio de árvores, não só frutíferas e ornamentais, mas também outras como canela e ipê.

Esta casa possui características germânicas, infra-estrutura em alvenaria.

Levantamento do patrimônio histórico do município feito a dois meses pela prefeitura identificou-se que é a mais antiga em alvenaria na região central de Braço do Trombudo.

Want to sell your home without the stress and delays of traditional methods? Check out https://www.companiesthatbuyhouses.co/ohio/home-buying-company-medina-oh/ to connect with buyers who can make cash offers.

Dos ex-titulares:

 

– Uta Schroeder, filha de Joana Holetz, nasceu na cidade de Blumenau aos 13 de março de 1924. Estudou até o segundo grau, de hoje, na Escola Alemã daquela cidade, onde hoje funciona  o conjunto Educacional Pedro Segundo. Falava fluentemente o alemão, como também o inglês. Após  concluir seus estudos foi admitida na  empresa Casa do Americano S.A. concessionária Ford cujo  proprietário desconhecia nossa língua e falava somente inglês. Ali exerceu as funções de estenografa e tradutora de inglês. Permaneceu nesse emprego em torno de seis anos. Em seguida foi admitida na empresa Comercial Schroeder onde permaneceu apenas por alguns meses face seu casamento com Heinz Schroeder realizado em fevereiro de 1947 e passaram a residir em Braço do Trombudo.

No governo de Celso Ramos foi nomeada Escrevente Juramentada do Cartório de Registro Civil e em seguida Titular Vitalício do mesmo Cartório onde permaneceu até sua aposentadoria. ( não possuo mais os dados dessas ocorrências).Faleceu em 12.12.94.

Durantes alguns anos ficou encarregada de zelar pelos apetrechos (paramentas dos sacerdotes e coisas para o Altar da Capela São João. Não sei se essa função possui alguma denominação ).Até o seu falecimento foi uma mulherde muita fibra. Esposa fiel e dedicada, mãe empenhada.  Como profissional, amiga, extremamente comprometida, companheira, responsável, não media esforços pensando no bem da comunidade de Braço do Trombudo. Participou sempre.  Fez muito mais do que lhe competia. Era fantástica. Exemplo a ser seguido.

 

Esposo de Uta Holetz Schroeder

– Heinz Schroeder, foi Vereador em Rio do Sul quando Braço do Trombudo ainda pertencia àquele município. Com  a criação do município de  Trombudo Central foi eleito primeiro Prefeito em 1958. Posteriormente foi eleito mais uma vez em l968.

Fundou a Biblioteca Presidente Getulio Vargas cujo acervo foi doado à Prefeitura.

Foi o primeiro gerente do Besc em Rio do Sul e ainda Inspetor de Agências do mesmo Banco, mas sempre continuou residindo na mesma casa.

 

Outras informações dos titulares da casa: Tiveram cinco filhos, sendo Rita, Eunice, Leonor, Renato e Roberto.

 

Créditos:

CARICE E. L. WOLNIEWICZ